Carregando...

THEREZA TOSCANO

Thereza Toscano, como professora no Município do Rio de Janeiro desde 1962, completou sua formação na Área de Comunicação e Expressão/Artes em 1974 quando passou a lecionar Artes Plásticas e Cênicas em turmas de 5ª a 8ª séries. Participou, então, de diversos encontros e Workshops ligados às Artes.

Escolheu como sua atividade principal a pintura sobre tela, a partir de 1994 com a orientação do artista Nelson Sorama, na Casa de Cultura de Saquarema RJ. A seguir, frequentou o Atelier da professora Regina Raymundo e, a partir de 1998 participa do Atelier Baluarte (ex AEVA), sob a orientação do artista e professor Luiz Badia.

'Lagoa Rodrigo de Freitas'

Como artista plástica, tem participado de diversos salões oficiais e exposições individuais, sendo uma das organizadoras do Intercâmbio Cultural da Barra da Tijuca no Shopping Barra Square e Condomínio Riviera dei Fiori; do Encontro das Artes no Barra Shopping e de outros encontros artísticos como no Barra Garden e Via Parque, todos no Rio de Janeiro.

Tem recebido inúmeras premiações (vide premiações) e suas obras já podem ser encontradas em acervos pessoais no exterior: Portugal, Itália, Estados Unidos e Inglaterra (acervo de Sua Majestade Rainha Elizabeth II, Palácio de Buckingham).

'Cores do Forte'

Em 2004, após adquirir também a cidadania italiana, cursou na Accademia D'Arte Firenze (AD'A) pintura em têmpera e acrílico com a professora Sonia De Franceschi e atualização da Cultura e língua italiana no Istituto Michelangelo di Firenze., Itália. Em maio de 2005, acrescentou às suas premiações o título de Comendadora Grande Mestre, em cerimônia na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Está Catalogada no Site Julio Louzada - Artes Plásticas - www.juliolouzada.com.br

  Comentários:

'Rio Antigo'". . . na busca do belo, esta artista caminha e absorve os mais variados estilos, transmutando estas influências num olhar pessoal e singular no processo de criação..."
Luiz Badia artista plástico - Presidente do Atelier BALUARTE.

"...Cada traço, cada linha, elaborados cautelosamente, circunscrevem imagens com vibrante expressividade. Exatamente nessa dimensão que a obra dessa artista assume uma sua característica, um seu momento de vitalidade. A representação adquire energia e força que projetam cada composição, seja paisagem ou figura humana numa área altamente sugestiva."
Emanuel Von Lauenstein Massarani - crítico de Arte e Superintendente do Patrimônio Cultural do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

'Arcos da Lapa'

Fonte: www.therezatoscano.art.br




© www.artenarede.com